Vivemos em um momento de muita tensão política, e por mais que tentemos fugir ou evitar o assunto isso sempre volta a aparecer, e te garanto que a tendência é só aumentar! Então pare de fugir e venha entender de uma vez por todas o que são e como funcionam as políticas ambientais de nosso país.
Podemos pensar a questão ambiental como duas faces de uma moeda. Numa face temos aqueles que produzem, que tiram, negociam, extraem, importam e exportam, em resumo, empresas e governos. Estes além de terem grande influência, agem diretamente no processo de destruição ambiental. E na outra face, temos os consumidores, nós, que compramos, descartamos e alimentamos o mercado global.
Aqueles que se dispõem a aprender, ou seja, você caro leitor, deve entender que, em geral, o processo de “despertamento” para as questões ambientais, geralmente segue-se uma rota, primeiro começa com a conscientização, em seguida a ação e depois a fiscalização, e em resumo todos os pilares são extremamente necessários, e qualquer medida, individual ou coletiva só funciona se ambos atuarem mutuamente. E isso se aplica aos dois lados da moeda, é simples, não há muita efetividade nas ações de um governo se seu povo não tiver compreensão da necessidade de colaboração no processo, muito menos vão querer mudar se não se sentirem incluídos. Não faz sentido, assim como não tem lógica em me conscientizar e querer resolver todos os problemas ambientais sozinho, enquanto as empresas continuam produzindo e degradando.
Enfim, realmente dá para pensar em muitos poréns, mas devemos entender que mudança ambiental é coletiva, claro, começa individual mas só pode ter força se agirmos em conjunto. Por isso aqueles que regem o coletivo devem criar formas de regulamentar e de dizer o que precisa ser feito para ambos os lados da moeda, e nós, como cidadãos, devemos estar cientes disso para que o governo não beneficie apenas o outro lado. Para que assim os recursos sejam distribuídos com justiça e compromisso de forma a cumprirem esses pilares necessários. Afinal, o governo tem o poder de cobrar aqueles que não podemos cobrar. E os meios utilizados para isso são as leis. Mas você sabe realmente o que são e quem é o responsável pelas políticas ambientais de nosso país?
Personagem Mike bugado, de Stranger Things. Fonte:Artofit |
Juntando os fatos, entendemos que as políticas ambientais são ferramentas, criadas pelos governos para que os problemas ambientais sejam resolvidos, elas transformam problema em projeto e ação. Servem também para definir ao nível nacional o que vai ser considerado a forma correta de agir, e através de cobranças, busca constante aprimoramentos, para um uso equilibrado e consciente dos recursos naturais. É também uma forma de demonstrar publicamente que existem medidas e que algo está sendo feito. Os governos e empresas que aceitam ou que agem em relação à criação ou aceitação de políticas, demonstram sua responsabilidade e preocupação com o impacto ambiental e gerenciamento de bens naturais e resíduos. Em resumo as políticas funcionam para isso, demonstrar ação, cobrar e definir o comportamento considerado adequado em relação ao meio ambiente e punir os comportamentos prejudiciais, por fim as políticas ambientais são a maior responsável por equilibrar o desenvolvimento econômico e ambiental. Por isso ela se encontra no meio da relação empresas e cidadãos, desde que é responsável por considerar e cobrar os dois lados.
Você sabia quando as políticas ambientais foram criadas no Brasil? Fica ligado no nosso próximo post que nós te contaremos tudinho lá!
Referências:
Martins, Caroline. “Saiba por que definir uma Política Ambiental”. Disponível em: https://www.trilhoambiental.org/post/saiba-por-que-definir-uma-politica-ambiental. Acesso:24/05/2022
Governo Federal. “Política ambiental” Disponível em: https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/politica-agricola-e-meio-ambiente/atuacao-spe/politica-ambiental.Acesso:26/05/2022
VGR. “Qual a finalidade da Política Nacional de Meio Ambiente?”. Disponível em:https://www.vgresiduos.com.br/blog/politica-nacional-do-meio-ambiente/. Acesso: 26/05/2022
Tera. “Legislação ambiental: 4 políticas nacionais para preservação do meio ambiente” Disponível em:
https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/legislacao-ambiental-politicas-preservacao-meio-ambiente. Acesso: 26/05/2022
Comentários
Postar um comentário