Você já ouviu falar sobre o quanto a Amazônia é importante para o mundo, e o quanto nas últimas décadas muita gente tenta explorar ela, mas alguém já te explicou o motivo disso?
O tamanho da Amazônia é um terço das florestas do mundo, concentra 20% da água doce da Terra, é a casa de diversas sociedades indígenas e protege todas as espécies de seres vivos existentes naquela região, que representam metade da biodiversidade do planeta. Para comparar o quão gigante é a mata, ela não só ocupa o território brasileiro, mas também está presente na Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa.
Foto e Gráfico: Cecilia Tombesi
Apesar da sua importância notável, ela vem sofrendo com o desmatamento, que é o processo de degradação da vegetação original, o maior risco é de essa área tão valiosa virar um deserto pela mão humana, uma atividade chamada desertificação.
Porém, quais são as causas ?
Existem várias, a exploração madeireira, pecuária e agricultura são bons exemplos, mas vamos começar pela ordem. Segundo a CNN Brasil, a quantidade de árvores derrubadas pela busca de madeira entre 2019 e 2020 equivale a 690 campos de futebol, a parte complicada é que é difícil identificar quando essas ações são permitidas por lei ou acontecem ilegalmente. O agronegócio (agricultura e pecuária) também tem sua participação, porque cerca de 44 milhões de hectares da floresta já foram desmatados para dar espaço a bois e a plantação de grãos como milho e soja para supri-los, comida essa que não vai para o seu prato, mas alimenta o gado que vai para a mesa de quem pode comprar caro por ele.
Foto:Ibama
Como o desmatamento da Amazônia afeta a natureza ?
Com várias mudanças climáticas, é claro. Esse bioma atua armazenando carbono em seus tecidos vegetais, então quando a flora sofre alguma agressão (máquinas arrancando árvores do chão ou queimadas, por exemplo) o composto químico é liberado na atmosfera, estimulando o efeito estufa, assim ocasionando aumento de temperaturas. Apesar de 86% das emissões mundiais virem do petróleo, carvão mineral e atividades industriais, e apenas 14% se restringirem a problemas ambientais, a região anualmente joga 290 milhões de toneladas de CO2 no ar.
Portanto, o tamanho da Amazônia é tão grande quanto sua importância, por essa razão seu desmatamento traz tanto prejuízo. Infelizmente, evitar essa prática exige trabalho duro, porque envolve interesses econômicos, além de ser extremamente lucrativo para quem realiza ela, mas ainda podemos combatê-la, pois tudo começa com a conscientização.
Por Gabriela Pitameia
Referências:
IPAM.<ipam.org.br/cartilhas-ipam/a-importancia-das-florestas-em-pe>. 25 de abril, 2022
Estadão Conteúdo <Amazônia já emite mais Co2 do que absorve>25 de abril, 2022
Neumam,Camila.<cnnbrasil.com.br/nacional/exploracao-de-madeira-na-amazonia-equivale-a-649-campos-de-futebol>26 de abril, 2022
José Filho e Cássio Silva. <Agronegócio na Amazônia, ameaças e oportunidades.> 26 de abril, 2022
Comentários
Postar um comentário