É comum que em situações da vida pensar em apenas resolver nossos próprios problemas e os outros que se virem! Mas já pensou se países, ao resolver discussões internacionais, pensassem assim? E afinal, se o problema é global, qual o meu envolvimento nisso?
Quando ouvimos falar sobre aquecimento global, as mudanças climáticas e seus efeitos, não é difícil visualizar e ter ideias- até muito propagadas nos filmes- de que estamos cada dia mais próximos de um futuro catastrófico. Prédios caindo, meteoros, confusão generalizada. Uma visão tão desesperadora e urgente, que não há mais tempo pra fazer nada!
Por mais que possam haver boas intenções nesse exagero, e que talvez sim, devemos nos desesperar um pouco para poder agir, pensar nos dilemas globais dessa forma, talvez afaste a população de um entendimento sadio e pleno dos atuais e futuros problemas, somos tão direcionados a pensar que o meio ambiente é algo distante, que não assumimos e talvez nem vemos que temos um papel, também importante, na ações em defesa do planeta.
Uma coisa é certa, diferente dos filmes onde salvar o mundo significa, salvar algum estado dos EUA (geralmente Nova Iorque). Precisamos lembrar que na vida real é fato de que os problemas climáticos ultrapassam qualquer conceito de território e barreiras geográficas, E afetam cada vez mais diversas populações, diretamente, em todo o globo. Tendo consciência de que nem todos os países serão afetados da mesma forma, pelas suas posições geográficas que facilitem o impacto de fenômenos naturais, ou até pelo poder econômico e de tomada de decisão, cabe aos países do globo, não só tomarem iniciativas individuais que pensem em defender seu próprio território, mas que também contribuam para a diminuição das desigualdades e impactos em países mais afetados pelas mudanças climáticas.
Até porque, todos consumimos e todos dependemos do que o planeta oferece, portanto precisamos igualmente buscar novos meios de consumo na terra. Assim, a intervenção das organizações internacionais são de extrema importância para unir os países em um só propósito e projeto. Conectando interesses, conhecimentos, e propostas.
E o que já foi feito?
Em 2015, a Organização das Nações Unidas(ONU), instituiu um planejamento para desenvolvimento sustentável até o ano de 2030, 17 objetivos em conjunto com 169 metas foram identificados para que houvesse direcionamento na tomada de ações.
E os 193 países membros da ONU, aceitaram o acordo se comprometendo a adotar as mudanças sugeridas pelo documento.
Os objetivos, abordaram temas que vão desde, consumo sustentável, a inovação, justiça e paz. Considerando os mais diversos setores, pois para garantir um futuro sustentável, também é necessário mudanças não só nos sistemas de produção mas também, em como temos construído nossas sociedades. Por causa disso, existem mobilizações de todos os setores da sociedade, para que o alcance dessas metas seja possível, desde empresas, ongs, líderes políticos, governo e a sociedade civil de forma geral.
Entretanto, desde os avanços conseguidos até agora, não são suficientes para cumprir o prazo estipulado. É preciso intensificar as medidas e sua velocidade, por isso desde 2020, tem se estimulado a "década de ação”.
Isto pois, tendo em vista a crescente velocidade das mudanças negativas, as positivas precisam ter mais força e intensidade para superar seus efeitos.
Portanto, não basta apenas esperar. Ninguém consegue mudar o mundo sozinho, mas sozinho suas escolhas são parte daquilo que vem moldando o mundo. Precisamos, como sociedade, e como indivíduos também, encontrar caminhos dentro de nossas vivências e possibilidades, para abraçar os objetivos, para contribuir com a concretização do que foi solicitado pela ONU. E se gosta da visão cinematográfica, assuma então o protagonismo na defesa de nosso planeta.
Pelo planeta, pelo futuro!
Referências:
Ideia sustentável. “Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”]
Disponível em: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (ideiasustentavel.com.br)
Acesso: 25/08/2022
Estratégia ODS. “Missão 2030: nova campanha da Estratégia ODS reforça as ações necessárias para atingir as metas dos ODS na década da ação”. Disponível em: https://www.estrategiaods.org.br/missao-2030-nova-campanha-da-estrategia-ods-reforca-as-acoes-necessarias-para-atingir-as-metas-dos-ods-na-decada-da-acao/#:~:text=Em%20setembro%20de%202019%2C%20lideran%C3%A7as,dos%20ODS%20globalmente%20at%C3%A9%202030.
Acesso: 25/08/2022
Costa,Amanda da Cruz.” Agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030” Disponível em:https://agenciajovem.org/agenda-de-desenvolvimento-sustentavel-para-2030/
Acesso: 28/08/2022
My Planet. "A DÉCADA DA AÇÃO”: SABE O QUE SIGNIFICA?”
Disponível em: A “Década da Ação”: sabe o que significa? (myplanet.pt)
acesso: 28/08/2022
Comentários
Postar um comentário