Pular para o conteúdo principal

Objetivos sustentáveis: mudança e esperança.

 É comum que em situações da vida pensar em apenas resolver nossos próprios problemas e os outros que se virem! Mas já pensou se países, ao resolver discussões internacionais, pensassem assim? E afinal, se o problema é global, qual o meu envolvimento nisso? 

Quando ouvimos falar sobre aquecimento global, as mudanças climáticas e seus efeitos, não é difícil visualizar e ter  ideias- até muito propagadas nos filmes- de que estamos cada dia mais próximos de um futuro catastrófico. Prédios caindo, meteoros, confusão generalizada. Uma visão tão desesperadora e urgente, que não há mais tempo pra fazer nada!

Por mais que possam haver boas intenções nesse exagero, e que talvez sim, devemos nos desesperar um pouco para poder agir, pensar nos dilemas globais dessa forma, talvez afaste a população de um entendimento sadio e pleno dos atuais e futuros problemas, somos tão direcionados a pensar que o meio ambiente é algo distante, que não assumimos e talvez nem vemos que temos um papel, também importante, na ações em defesa do planeta.

Uma coisa é certa, diferente dos filmes onde salvar o mundo significa, salvar algum estado dos EUA (geralmente Nova Iorque). Precisamos lembrar que na vida real é fato de que os problemas climáticos ultrapassam qualquer conceito de território e barreiras geográficas, E afetam cada vez mais diversas populações, diretamente, em todo o globo. Tendo consciência de que nem todos os países serão afetados da mesma forma, pelas suas posições geográficas que facilitem o impacto de fenômenos naturais, ou até pelo poder econômico e de tomada de decisão, cabe aos países do globo, não só tomarem iniciativas individuais que pensem em defender seu próprio território, mas que também contribuam para a diminuição das desigualdades e impactos em países mais afetados pelas mudanças climáticas. 

Até porque, todos consumimos e todos dependemos do que o planeta oferece, portanto precisamos igualmente buscar novos meios de consumo na terra. Assim, a intervenção das organizações internacionais são de extrema importância para unir os países em um só propósito e projeto. Conectando interesses, conhecimentos, e propostas. 


E o que já foi feito?

Em 2015, a Organização das Nações Unidas(ONU), instituiu um planejamento para desenvolvimento sustentável até o ano de 2030, 17 objetivos em conjunto com 169 metas foram identificados para que houvesse direcionamento na tomada de ações. 

E os 193 países membros da ONU, aceitaram o acordo se comprometendo a adotar as mudanças sugeridas pelo documento. 

Os objetivos, abordaram temas que vão desde, consumo sustentável, a inovação, justiça e paz. Considerando os mais diversos setores, pois para garantir um futuro sustentável, também é necessário mudanças não só nos sistemas de produção mas também, em como temos construído nossas sociedades. Por causa disso, existem mobilizações de todos os setores da sociedade, para que o alcance dessas metas seja possível, desde empresas, ongs, líderes políticos, governo e a sociedade civil de forma geral. 

Entretanto, desde os avanços conseguidos até agora, não são suficientes para cumprir o prazo estipulado.  É preciso intensificar as medidas e sua velocidade, por isso desde 2020, tem se estimulado a "década de ação”. 

Isto pois, tendo em vista a crescente velocidade das mudanças negativas, as positivas precisam ter mais força e intensidade para superar seus efeitos.

Portanto, não basta apenas esperar. Ninguém consegue mudar o mundo sozinho, mas sozinho suas escolhas são parte daquilo que vem moldando o mundo. Precisamos, como sociedade, e como indivíduos também, encontrar caminhos dentro de nossas vivências e possibilidades, para abraçar os objetivos, para contribuir com a concretização do que foi solicitado pela ONU. E se gosta da visão cinematográfica, assuma então o protagonismo na defesa de nosso planeta.

 Pelo planeta, pelo futuro!



Por Mikely Souza


Referências:

Ideia sustentável. “Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”]

Disponível em: Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (ideiasustentavel.com.br)

Acesso: 25/08/2022


Estratégia ODS. “Missão 2030: nova campanha da Estratégia ODS reforça as ações necessárias para atingir as metas dos ODS na década da ação”. Disponível em: https://www.estrategiaods.org.br/missao-2030-nova-campanha-da-estrategia-ods-reforca-as-acoes-necessarias-para-atingir-as-metas-dos-ods-na-decada-da-acao/#:~:text=Em%20setembro%20de%202019%2C%20lideran%C3%A7as,dos%20ODS%20globalmente%20at%C3%A9%202030.

Acesso: 25/08/2022


Costa,Amanda da Cruz.” Agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030” Disponível em:https://agenciajovem.org/agenda-de-desenvolvimento-sustentavel-para-2030/

Acesso: 28/08/2022


My Planet. "A DÉCADA DA AÇÃO”: SABE O QUE SIGNIFICA?”

Disponível em: A “Década da Ação”: sabe o que significa? (myplanet.pt)

acesso:  28/08/2022


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Voz de Chico Mendes

  Aclamado pelo exterior e desvalorizado no Brasil, conheça o legado que Chico Mendes deixou para a luta contra a injustiça ambiental.   “Chico Onde houver uma vida Sua voz será ouvida Como força de oração Do amor pela terra Que não se encerra num coração Sou mais um nessa guerra Quebrando a serra da devastação”  Louvor a Chico Mendes - Simone   O trecho acima foi retirado da música Louvor a Chico Mendes da artista Simone, a canção foi composta em 1989, ano após o assassinato do ativista, mas você sabe quem foi essa pessoa tão notável no cenário ambiental brasileiro ?  Francisco Alves Mendes Filho, ou Chico Mendes, foi um líder seringueiro, sindicalista e ativista político nascido em Xapuri, cidade do Acre. Dedicou-se a favor dos moradores da sua região, que majoritariamente trabalhavam extraindo látex das árvores seringueiras e dependiam da preservação da floresta amazônica para viver. No ano de sua morte ele ganhou o Global 500, prêmio criado pela ONU para honrar personalidades que c

El Nino, La Ninã e a bagunça climática

    Seu professor de Geografia com certeza já tentou te ensinar isso, mas você realmente sabe como El Ninõ  e la Ninã afetam a sua vida diária além do conteúdo da sua prova? A ClimatEasy está disposta a te explicar de maneira simples.   Primeiramente, é preciso saber que El Ninõ e La Ninã são fenômenos climáticos , atividades que acontecem na atmosfera igual a chuva, ciclone, tornado e efeito estufa. No nosso cotidiano chamamos essas ações naturais de tempo , quando os mesmos fenômenos ocorrem repetidamente o denominamos de clima. Logo, quando nos referimos a tempo falamos “Está chovendo” e quando mencionamos o clima dizemos “Aquela cidade é quente”, porque na suposta cidade ao longo de 10 a 30 anos houve o padrão de altas temperaturas.    Imagem de Beduka                             La Ninã   La Ninã, responsável por invernos rigorosos e secos ao redor do mundo, ela é considerada uma mudança ou anomalia climática, chega em um intervalo de dois a sete anos e bagunça toda padronag