Revolução de 1930, São Paulo. Fonte:Enciclopédia Global |
E aí que o ministério do meio ambiente entra. Os ministérios no Brasil não tem poder decisivo supremo, ficam abaixo da presidência, entretanto cada ministério na sua área tem a responsabilidade de criar e garantir que as políticas sejam cumpridas. O ministério do meio ambiente, é quem faz isso, de desenvolver da melhor forma programas e atividades de ação e fiscalização com outras entidades estabelecidas, como órgãos que não são necessariamente do governo, por exemplo, o Greenpeace Brasil, e órgãos vinculados ao ministério, criados para cuidar de uma determinada política, como o IBAMA( Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) cuja função é garantir a execução da Política nacional do meio ambiente.
E o mais interessante é que a legislação ambiental brasileira é considerada uma das mais avançadas do mundo como já foi citado, mesmo não sendo tão antiga, teve um grande desenvolvimento nas últimas décadas, sido considerada avançada, pois se preocupa em atender e buscar respostas para as várias das questões ambientais em diversos níveis, desde o cidadão comum até empresas, órgãos e instituições e governo.
Referências:
PENA, Rodolfo F. Alves. "Política Ambiental no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/politica-ambiental-no-brasil.htm.
Acesso:24/05/2022
André Henrique
Henrique, André. “POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS” Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/geografia/politicas-publicas-ambientais.htm. Acesso: 24/05/2022
De Carvalho, Talita. “Qual a função do Ministério do Meio Ambiente?” Disponível em: https://www.politize.com.br/ministerio-do-meio-ambiente/. Acesso: 26/05/2022
Comentários
Postar um comentário