Com certeza todos já ouviram falar sobre o Cerrado nas aulas de Geografia, mas além do conteúdo que caiu na sua prova, você sabe a importância desse bioma e o porquê o fato dele estar pegando fogo é tão preocupante ?
“Conclamamos a sociedade a se engajar na Campanha em Defesa do Cerrado – Berço das Águas: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida. Que se ponha um fim à agressão e destruição deste bioma, o mais antigo do planeta. O Cerrado e seus Povos merecem cuidado e respeito.”
O trecho acima foi retirado de uma carta aberta em defesa do Cerrado, nela moradores da região explicam a importância desse bioma, pedem pela conservação dele e exigem respeito tanto para o local e aos povos que moram lá. Esse texto foi escrito em 2016, depois do seminário nacional “Matopiba: conflitos, resistências e novas dinâmicas de expansão do agronegócio no Brasil”, entretanto, como está o cenário atual do Cerrado ?
A resposta é simples, a situação está terrível, apenas em maio deste ano foram registrados 3.578 focos de calor, o maior conjunto encontrado desde 1998 pelo Instituto de Pesquisas Espaciais. Para entender melhor, é necessário diferenciar fogo de queimada, o fogo é um processo natural do Cerrado que tem uso cultural para populações locais, já os incêndios por falhas de indivíduos causam estragos normalmente irreversíveis para a vida humana, animal e vegetal.
A engenheira florestal Vera Luísa Arruda pesquisou na sua dissertação “Mapeamento de cicatrizes de áreas queimadas no Cerrado usando imagens Landsat, Google Earth Engine e Deep Learning” uma maneira de observar a região e quantificar quantas vezes cada área foi prejudicada. As observações ressaltadas foram que ao longo de 20 anos (entre 2000 e 2019) foram queimados 109.138 hectares, correspondendo a 5,4% da vegetação local, 270.601 km² queimaram de duas a três vezes, 181.612 km² queimaram de quatro a dez vezes e 13.085 km², mais de dez vezes. Com a pesquisa da Vera, chega-se à conclusão que mudanças no uso da terra têm aumentado a frequência dos incêndios florestais.
Mapa com as queimadas menos à mais frequentes no Cerrado |
Todos esses dados são trágicos, porque o Cerrado é extremamente importante para o Brasil pela diversidade ambiental e fornecimento de água. A região, mesmo sendo menor que a Amazônia, tem o mesmo número de regiões ecológicas (número de espécies de animais) que a floresta tropical, é considerada a savana com maior biodiversidade do planeta. Além disso, ela faz um papel fundamental no abastecimento de água dos brasileiros, pois apesar dos períodos de seca, o subsolo é rico em água, nele existem grandes reservatórios subterrâneos como o Aquífero Guarani.
Portanto, essa situação traz diversas consequências para o país, como a diminuição de áreas de vegetação natural e perda de biodiversidade (animais e plantas). Isso é um problema porque com a eliminação desse bioma existe o risco de o número de formações de desertos aumentar.
Nós sabemos que para que qualquer problema e irregularidade seja resolvida é necessário buscar as raízes e as causas dos eventos que nos preocupam, investigando e analisando para conseguirmos tomar melhores decisões. Com a questão do Cerrado não é diferente.
Ao observar os problemas das queimadas, não só no Cerrado, mas todas que temos visto pelo mundo, são geralmente reconhecidas duas principais causas:
Ou a queimada acontece pela ação da natureza- isso quer dizer que fenômenos da própria natureza, como raios, ventos e tempo seco, podem ter dado início ao fogo.
Ou a queimada foi iniciada por ação direta do homem, seja por acidente(geralmente os chamados acidentes são eventos onde quem inicia o fogo não tinha a intenção, mas pelo seu descuido, o fogo se alastra, por vezes até pelo clima seco da região que facilita a ocorrência de incêndio). Há também os incêndios intencionais e criminosos — as causas mais comuns, para esse segundo tipo, usando a realidade e conflitos do nosso país, é que alguns desses incêndios têm ligação direta com o avanço do desmatamento para que os donos de gado e agrícolas aumentem o espaço de suas terras. Ou seja, as queimadas criminosas geralmente têm relação com o fortalecimento da economia agropecuária.
É importante ressaltar que a quantidade, a duração e o impacto de eventos ocasionados pela natureza não se comparam à intensa frequência e impacto, de queimadas que o bioma tem sofrido nos últimos tempos.
Como já vimos, são extremamente devastadores os efeitos regionais das queimadas, que interferem no funcionamento do meio ambiente e daqueles que dependem diretamente desse bioma, sejam aqueles que o tem como lar, como animais, ou aqueles que têm perdido qualidade de vida. Mas o que também gera preocupação e esquecemos por vezes de notar é que as queimadas intensificam problemas graves e irreversíveis para nosso país e para o mundo. As queimadas agravam e aceleram o acúmulo de gases e fumaças que contribuem para o aquecimento global. ( dúvidas sobre o tema? Já temos um post que fala sobre isso!).
Esses efeitos desequilibram o estado natural e temperatura de nosso planeta fazendo que assim, desastres ambientais ocorram pelo mundo com grande frequência e intensidade.
Como sempre frisamos no ClimatEasy, a resolução de problemas ambientais, nem sempre será feita diretamente por nós. Mas sempre gostamos de lembrar, que acreditamos que o primeiro passo para a ação é o conhecimento. Pois, por mais que não possamos ir ao combate, temos que entender o que está acontecendo para poder cobrar aqueles que têm as condições de agirem e pensarem em novas tecnologias, sistemas e estruturas para garantir um uso sustentável do bioma. Sobretudo devemos cobrar do governo mais análise, fiscalização, monitoramento e penalização. Para que a área do cerrado e todas suas riquezas ecológicas sejam preservadas e recuperadas.
Por Gabriela Pitameia e Mikely Souza
Referências:
Combate Racismo Ambiental
https://racismoambiental.net.br/2016/11/28/carta-aberta-em-defesa-do-cerrado/.15 de junho, 2022
Prizibisczki, Cristiane
Alessandro D'Marcela
https://unbciencia.unb.br/biologicas/34-engenharia-florestal/686-metodologia-inedita-mapeia-queimadas-no-cerrado-ao-longo-de-20-anos. 23 de junho,2022
Governo do Brasil
http://cerrado.museuvirtual.unb.br/index.php/importancia#:~:text=O%20Bioma%20Cerrado%20%C3%A9%20fundamental,e%20abastecem%20aq%C3%BC%C3%ADferos%20e%20nascentes. 24 de junho,2022
Mendonças, Gustavo. “ Queimadas”. Disponível em: Queimadas: causas, tipos, consequências, soluções - Mundo Educação (uol.com.br). Acesso :26/06/2022
Diaz, Luccas.”Qual a relação entre as mudanças climáticas e as queimadas? Disponível em:https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/qual-a-relacao-entre-as-mudancas-climaticas-e-as-queimadas/
Acesso :26/06/2022
Bourscheit, Aldem. “Burning grows 350% in the Cerrado”
Dipsonível em: Burning grows 350% in the Cerrado | WWF Brasil
Acesso: 28/06/2022
Comentários
Postar um comentário