Pular para o conteúdo principal

O Cerrado tá pegando fogo bicho!

 Com certeza todos já ouviram falar sobre o Cerrado nas aulas de Geografia, mas além do conteúdo que caiu na sua prova, você sabe a importância desse bioma e o porquê o fato dele estar pegando fogo é tão preocupante ? 


“Conclamamos a sociedade a se engajar na Campanha em Defesa do Cerrado – Berço das Águas: Sem Cerrado, Sem Água, Sem Vida. Que se ponha um fim à agressão e destruição deste bioma, o mais antigo do planeta. O Cerrado e seus Povos merecem cuidado e respeito.” 


O trecho acima foi retirado de uma carta aberta em defesa do Cerrado, nela moradores da região explicam a importância desse bioma, pedem pela conservação dele e exigem respeito tanto para o local e aos povos que moram lá. Esse texto foi escrito em 2016, depois do seminário nacional “Matopiba: conflitos, resistências e novas dinâmicas de expansão do agronegócio no Brasil”, entretanto, como está o cenário atual do Cerrado ?   

A resposta é simples, a situação está terrível, apenas em maio deste ano foram registrados 3.578 focos de calor, o maior conjunto encontrado desde 1998 pelo Instituto de Pesquisas Espaciais. Para entender melhor, é necessário diferenciar fogo de queimada, o fogo é um processo natural do Cerrado que tem uso cultural para populações locais, já os incêndios por falhas de indivíduos causam estragos normalmente irreversíveis para a vida humana, animal e vegetal. 

A engenheira florestal Vera Luísa Arruda pesquisou na sua dissertação “Mapeamento de cicatrizes de áreas queimadas no Cerrado usando imagens Landsat, Google Earth Engine e Deep Learning” uma maneira de observar a região e quantificar quantas vezes cada área foi prejudicada. As observações ressaltadas foram que ao longo de 20 anos (entre 2000 e 2019) foram queimados 109.138 hectares, correspondendo a 5,4% da vegetação local, 270.601 km² queimaram de duas a três vezes, 181.612 km² queimaram de quatro a dez vezes e 13.085 km², mais de dez vezes. Com a pesquisa  da Vera, chega-se à conclusão que mudanças no uso da terra têm aumentado a frequência dos incêndios florestais.  


Mapa com as queimadas menos à mais frequentes no Cerrado


Todos esses dados são trágicos, porque o Cerrado é extremamente importante para o Brasil pela diversidade ambiental e fornecimento de água. A região, mesmo sendo menor que a Amazônia, tem o mesmo número de regiões ecológicas (número de espécies de animais) que a floresta tropical, é considerada a savana com maior biodiversidade do planeta. Além disso, ela faz um papel fundamental no abastecimento de água dos brasileiros, pois apesar dos períodos de seca, o subsolo é rico em água, nele existem grandes reservatórios subterrâneos como o Aquífero Guarani. 

Portanto, essa situação traz diversas consequências para o país, como a diminuição de áreas de vegetação natural e perda de biodiversidade (animais e plantas). Isso é um problema porque com a eliminação desse bioma existe o risco de o número de formações de desertos aumentar. 



Nós sabemos que para que qualquer problema e irregularidade seja resolvida é necessário buscar as raízes e as causas dos eventos que nos preocupam, investigando e analisando para  conseguirmos tomar melhores decisões. Com a questão do Cerrado não é diferente. 

Ao observar os problemas das queimadas, não só no Cerrado, mas todas que temos visto pelo mundo, são geralmente reconhecidas duas principais causas: 

  • Ou a queimada acontece pela ação da natureza- isso quer dizer que fenômenos da própria natureza, como raios, ventos e  tempo seco, podem ter dado início ao fogo. 

  • Ou a queimada foi iniciada por ação direta do homem, seja por acidente(geralmente os chamados acidentes são eventos onde quem inicia o fogo não tinha a intenção, mas pelo seu descuido, o fogo se alastra, por vezes até pelo clima seco da região que facilita a ocorrência de incêndio). Há também os incêndios intencionais e criminosos — as causas mais comuns, para esse segundo tipo, usando a realidade e conflitos do nosso país, é que alguns desses incêndios têm ligação direta  com o  avanço do desmatamento para que os donos de gado e agrícolas aumentem o espaço de suas terras. Ou seja, as queimadas criminosas geralmente têm relação com o fortalecimento da economia agropecuária.

É importante ressaltar que a quantidade, a duração e o impacto  de eventos ocasionados pela natureza não se comparam à intensa frequência e impacto, de queimadas que o bioma tem sofrido nos últimos tempos. 

Como já vimos, são extremamente devastadores os efeitos regionais das queimadas, que interferem no funcionamento do meio ambiente e daqueles que dependem diretamente desse bioma, sejam aqueles que o tem como lar, como animais, ou aqueles que têm perdido qualidade de vida. Mas o que também gera preocupação e esquecemos por vezes de notar é que as queimadas intensificam problemas graves e irreversíveis para nosso país e para o mundo.  As queimadas agravam e aceleram o acúmulo de gases e fumaças  que contribuem  para o aquecimento global. ( dúvidas sobre o tema? Já temos um post que fala sobre isso!).

Esses efeitos desequilibram o estado natural e temperatura de nosso planeta fazendo que assim, desastres ambientais ocorram pelo mundo com grande frequência e intensidade.

Como sempre frisamos no ClimatEasy, a resolução de problemas ambientais, nem sempre será feita diretamente por nós. Mas sempre gostamos de  lembrar, que acreditamos que o primeiro passo para a ação é o conhecimento. Pois, por mais que não possamos ir ao combate, temos que entender o que está acontecendo para poder cobrar aqueles que têm as condições de agirem e pensarem em novas tecnologias, sistemas e estruturas para garantir um uso sustentável do bioma. Sobretudo devemos cobrar do governo mais análise, fiscalização, monitoramento e   penalização. Para que a área do cerrado e todas suas riquezas ecológicas sejam preservadas e recuperadas. 

Por Gabriela Pitameia e Mikely Souza


Referências:  

Combate Racismo Ambiental 

https://racismoambiental.net.br/2016/11/28/carta-aberta-em-defesa-do-cerrado/.15 de junho, 2022  


Prizibisczki, Cristiane 

https://oeco.org.br/noticias/cerrado-tem-recorde-de-queimadas-em-maio-numero-e-o-maior-desde-1998/#:~:text=A%20quantidade%20de%20queimadas%20registrada,focos%20de%20calor%20no%20bioma. 23 de junho, 2022 


Alessandro D'Marcela

https://unbciencia.unb.br/biologicas/34-engenharia-florestal/686-metodologia-inedita-mapeia-queimadas-no-cerrado-ao-longo-de-20-anos. 23 de junho,2022   


Governo do Brasil 

http://cerrado.museuvirtual.unb.br/index.php/importancia#:~:text=O%20Bioma%20Cerrado%20%C3%A9%20fundamental,e%20abastecem%20aq%C3%BC%C3%ADferos%20e%20nascentes. 24 de junho,2022 



Mendonças, Gustavo. “ Queimadas”. Disponível em: Queimadas: causas, tipos, consequências, soluções - Mundo Educação (uol.com.br). Acesso :26/06/2022

Diaz, Luccas.”Qual a relação entre as mudanças climáticas e as queimadas? Disponível em:https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/qual-a-relacao-entre-as-mudancas-climaticas-e-as-queimadas/

Acesso :26/06/2022


 Bourscheit, Aldem. “Burning grows 350% in the Cerrado”

Dipsonível em: Burning grows 350% in the Cerrado | WWF Brasil

Acesso: 28/06/2022



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Objetivos sustentáveis: mudança e esperança.

  É comum que em situações da vida pensar em apenas resolver nossos próprios problemas e os outros que se virem! Mas já pensou se países, ao resolver discussões internacionais, pensassem assim? E afinal, se o problema é global, qual o meu envolvimento nisso?  Quando ouvimos falar sobre aquecimento global, as mudanças climáticas e seus efeitos, não é difícil visualizar e ter  ideias- até muito propagadas nos filmes- de que estamos cada dia mais próximos de um futuro catastrófico. Prédios caindo, meteoros, confusão generalizada. Uma visão tão desesperadora e urgente, que não há mais tempo pra fazer nada! Por mais que possam haver boas intenções nesse exagero, e que talvez sim, devemos nos desesperar um pouco para poder agir, pensar nos dilemas globais dessa forma, talvez afaste a população de um entendimento sadio e pleno dos atuais e futuros problemas, somos tão direcionados a pensar que o meio ambiente é algo distante, que não assumimos e talvez nem vemos ...

Madeira abaixo: Amazônia

Você já ouviu falar sobre o quanto a Amazônia é importante para o mundo, e o quanto nas últimas décadas muita gente tenta explorar ela, mas alguém já te explicou o motivo disso? O tamanho da Amazônia é um terço das florestas do mundo, concentra 20% da água doce da Terra, é a casa de diversas sociedades indígenas e protege todas as espécies de seres vivos existentes naquela região, que representam metade da biodiversidade do planeta. Para comparar o quão gigante é a mata, ela não só ocupa o território brasileiro, mas também está presente na Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa.         Foto e Gráfico: Cecilia Tombesi  Apesar da sua importância notável, ela vem sofrendo com o desmatamento, que é o processo de degradação da vegetação original, o maior risco é de essa área tão valiosa virar um deserto pela mão humana, uma atividade chamada desertificação.    Porém, quais são as causas ?...

A Voz de Chico Mendes

  Aclamado pelo exterior e desvalorizado no Brasil, conheça o legado que Chico Mendes deixou para a luta contra a injustiça ambiental.   “Chico Onde houver uma vida Sua voz será ouvida Como força de oração Do amor pela terra Que não se encerra num coração Sou mais um nessa guerra Quebrando a serra da devastação”  Louvor a Chico Mendes - Simone   O trecho acima foi retirado da música Louvor a Chico Mendes da artista Simone, a canção foi composta em 1989, ano após o assassinato do ativista, mas você sabe quem foi essa pessoa tão notável no cenário ambiental brasileiro ?  Francisco Alves Mendes Filho, ou Chico Mendes, foi um líder seringueiro, sindicalista e ativista político nascido em Xapuri, cidade do Acre. Dedicou-se a favor dos moradores da sua região, que majoritariamente trabalhavam extraindo látex das árvores seringueiras e dependiam da preservação da floresta amazônica para viver. No ano de sua morte ele ganhou o Global 500, prêmio criado pela ONU para hon...