Pular para o conteúdo principal

Youthtopia: O lugar que leva jovens à sério

  A maioria das pessoas acreditam que nós, a "geração Nutella", não sabemos nada sobre a vida. Mas você sabia que existe um grupo de jovens pelo mundo que desmentem esse padrão?

  A Youthtopia é um projeto internacional que une jovens do mundo inteiro na luta contra as mudanças climáticas, bem como pelos seus direitos, como o acesso à educação, tratamento igual e paz. Esse grupo é liderado pela ativista ambiental  Melati Wijsen que criou o projeto em 2015, e já conta com diversos voluntários e aprendizes online. O foco da Youthtopia é empoderar os jovens pelo mundo afora, de maneira que eles também possam dar as suas opiniões em assuntos complexos e até lutar pelo que acreditam.

 

 Nós acreditamos fortemente que todos podem ser transformadores da realidade, desde que você receba as informações corretas, ferramentas e acesso à uma grande rede de pessoas que pensam de maneira igual. Para assim, virar um solucionador de problemas relacionados com as necessidades das pessoas e do mundo.

 O mais interessante é que para alcançar esse objetivo, a Youthtopia oferece uma plataforma exclusiva online, 100% gratuita que possui diversos cursos (feitos por jovens) com certificados, bem como no próprio site é possível encontrar ongs próximas de você que estão precisando da sua ajuda, conversas e até eventos!

Foto do Pinterest
  E não se engane achando que pela idade deles, não sabem o que falam,  porque apesar de jovens, eles possuem bastante experiência no que ensinam. Melati Wijsen, quem fundou a Youthtopia em Bali, na Indonésia, desde os 12 anos já liderava projetos locais, como o Bye Bye Plastic Bags (contra o uso de sacolas plásticas e a poluição causada pelo plástico no meio ambiente) ao lado da irmã Isabel Wijsen. Juntas, elas viram o  efeito positivo 6 anos depois que começaram, quando a legislação de Bali proibiu o uso individual de sacolinhas plásticas, e já nos 19, Melati dava palestras sobre a seriedade dos problemas ambientais e a importância do engajamento juvenil no TED talks, na ONU, WEF e CNN Heróis. Ela já foi considerada pela revista Times como uma das 25 jovens mais influentes do país, e como uma das mulheres mais inspiradoras do mundo pela revista Forbes, sem contar que já foi premiada no 74th Festival Cannes, pelo seu filme "Bigger Than Us". 
  Um dos participantes da Youthtopia, é o Mohamad Aljounde, um refugiado sírio que em 2014, com apenas 12 anos criou uma tenda no campo de refugiados para levar educação e distração para diversas crianças refugiadas, e em 2015, Mohamad com ajuda da sua família e ongs locais, conseguiram abrir uma escola chamada Centro Gharsah. O ativista já recebeu o Prêmio da Paz das Crianças, da ganhadora do prêmio Nobel da Paz, Laureate Malala Yousafzai, em 2017, e atualmente a escola ajuda 200 crianças todos os dias. E ele não parou por aí não, além da Síria, Mohamad também montou uma vertente da escola na Suécia para que as crianças possam continuar seus estudos.
  A plataforma também conta com a participação de especialistas e experts que guiam os jovens por meio de mentorias e suporte, para que eles possam saber como proceder na prática com as ideias que têm na mente.
  
 Certo é que, não existe idade certa para ensinar ou aprender, já que todos estamos em constante aprendizado. E os voluntários da Youthtopia, uma iniciativa feita por jovens, para jovens  comprovam isso. Se você ficou interessado, aproveita e dá uma olhadinha no site deles. E caso queira saber mais sobre o meio ambiente, fique ligado nos próximos posts aqui da ClimatEasy, pois vem vindo muitas novidades!


                                        Por Nicole Luna                Referências:

Youthtopia<youthtopia.world>Acessado em 09 de Abril, 2022.

Wijsen, Melati. "A roadmap for young changemakers", Ted Talks. Outubro, 2021 <ted.com/talks/melati_wijsen_a_roadmap_for_young_changemakers> Acessado em 09 de Abril, 2022.

Gharsah, NGO. "Our Story"<gharsahngo.com/ourstory>Acessado em 09 de Abril, 2022.

Aljounde, Mohamad. Bigger Than Us,n.d.a<biggerthanus.film/nl/mohamad-al-jounde>Acessado em 09 de Abril, 2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Objetivos sustentáveis: mudança e esperança.

  É comum que em situações da vida pensar em apenas resolver nossos próprios problemas e os outros que se virem! Mas já pensou se países, ao resolver discussões internacionais, pensassem assim? E afinal, se o problema é global, qual o meu envolvimento nisso?  Quando ouvimos falar sobre aquecimento global, as mudanças climáticas e seus efeitos, não é difícil visualizar e ter  ideias- até muito propagadas nos filmes- de que estamos cada dia mais próximos de um futuro catastrófico. Prédios caindo, meteoros, confusão generalizada. Uma visão tão desesperadora e urgente, que não há mais tempo pra fazer nada! Por mais que possam haver boas intenções nesse exagero, e que talvez sim, devemos nos desesperar um pouco para poder agir, pensar nos dilemas globais dessa forma, talvez afaste a população de um entendimento sadio e pleno dos atuais e futuros problemas, somos tão direcionados a pensar que o meio ambiente é algo distante, que não assumimos e talvez nem vemos que temos um p

A Voz de Chico Mendes

  Aclamado pelo exterior e desvalorizado no Brasil, conheça o legado que Chico Mendes deixou para a luta contra a injustiça ambiental.   “Chico Onde houver uma vida Sua voz será ouvida Como força de oração Do amor pela terra Que não se encerra num coração Sou mais um nessa guerra Quebrando a serra da devastação”  Louvor a Chico Mendes - Simone   O trecho acima foi retirado da música Louvor a Chico Mendes da artista Simone, a canção foi composta em 1989, ano após o assassinato do ativista, mas você sabe quem foi essa pessoa tão notável no cenário ambiental brasileiro ?  Francisco Alves Mendes Filho, ou Chico Mendes, foi um líder seringueiro, sindicalista e ativista político nascido em Xapuri, cidade do Acre. Dedicou-se a favor dos moradores da sua região, que majoritariamente trabalhavam extraindo látex das árvores seringueiras e dependiam da preservação da floresta amazônica para viver. No ano de sua morte ele ganhou o Global 500, prêmio criado pela ONU para honrar personalidades que c

El Nino, La Ninã e a bagunça climática

    Seu professor de Geografia com certeza já tentou te ensinar isso, mas você realmente sabe como El Ninõ  e la Ninã afetam a sua vida diária além do conteúdo da sua prova? A ClimatEasy está disposta a te explicar de maneira simples.   Primeiramente, é preciso saber que El Ninõ e La Ninã são fenômenos climáticos , atividades que acontecem na atmosfera igual a chuva, ciclone, tornado e efeito estufa. No nosso cotidiano chamamos essas ações naturais de tempo , quando os mesmos fenômenos ocorrem repetidamente o denominamos de clima. Logo, quando nos referimos a tempo falamos “Está chovendo” e quando mencionamos o clima dizemos “Aquela cidade é quente”, porque na suposta cidade ao longo de 10 a 30 anos houve o padrão de altas temperaturas.    Imagem de Beduka                             La Ninã   La Ninã, responsável por invernos rigorosos e secos ao redor do mundo, ela é considerada uma mudança ou anomalia climática, chega em um intervalo de dois a sete anos e bagunça toda padronag