Você sabia que o COVID-19, além de causar uma pandemia mal amada, também impactou o meio ambiente? É isso mesmo, além dos seres humanos, a biodiversidade também foi prejudicada.Então role para baixo pra entender mais!
As famosas máscaras descartáveis que os brasileiros usam em grande quantidade gera o aumento do acúmulo de lixo, nesse caso chama-se lixo hospitalar, na qual ele passa por desinfecção e depois é separado para reciclar ou colocar fogo(incineração), porém esse método possui um custo alto. Logo, fora dos hospitais, a população geral não tem acesso a pontos de entrega, muito menos informação sobre a destinação correta. Além disso, metade das cidades brasileiras não possuem aterros sanitários (lugar planejado para receber lixo de maneira que não prejudique o meio ambiente através de tratamentos no solo) como o ideal, os resíduos são mantidos à deriva em lixões, expondo o ambiente e os moradores das redondezas ao risco de contaminação.
Aterro sanitário. Imagem da Toda Matéria |
A falta de comunicação faz com que o material seja descartado de maneira incorreta, como esgotos,ruas ou lixos abertos, possibilitando que garis e coletores sejam os primeiros a se infectar com o vírus presente nas máscaras, e depois de tudo isso, elas ainda alcançam o oceano. O objeto prejudica o meio ambiente ao decorrer do tempo de degradação, porque as máscaras são feitas de plástico, levando cerca de 400 anos para se decompor, então é muito comum os animais ingerirem elas, ocasionado a morte dos mesmos por não terem capacidade para digeri-las.
Uma gaivota carrega uma máscara no bico. Imagem por Retrus |
Mas como eu posso jogar minha máscara fora, sem causar um efeito dominó desastroso?
Simples! Como falamos no Instagram (como assim você ainda não viu?), para descartar a sua máscara descartável, basta:
1°dobrar a máscara no meio;
2°Fazer um rolinho com ela;
3°Cortar os elásticos e amarrar ao redor da máscara;
E por fim: 4°Colocar em um saco separado, amarrá-lo BEM forte e jogar dentro do lixo orgânico.
Vale lembrar que, enquanto usarmos a famosa máscara descartável, ainda estaremos impactando o meio ambiente, já que ela é feita de plástico. Por isso uma solução bem simples seria utilizar máscaras de pano, já que são reutilizáveis e podem ser lavadas(sem contar que são bem mais estilosas).
Mulher usando uma máscara. Imagem por R7 |
Portanto, a pandemia, com ajuda do seu principal auxílio de combate ao COVID-19, as máscaras, também repercutiu na natureza a ampliação da fabricação de lixo, poluição da flora nativa com microplásticos e óbito de animais. Refletindo sobre esses fatos, pode-se observar que os problemas ambientais estão ligados com problemáticas econômicas do país, já que a forma de tratamento do lixo hospitalar é privatizada(não pertencem ao governo) e extremamente cara em comparação aos nações estrangeiras, por outro lado, apenas 50% dos municípios dispõem da capacidade de destinar o fim dos dejetos por meio padrão, os aterros sanitários. Além disso, muitos não possuem consciência desse problema e se mantém ignorantes pela falta de informação por parte dos órgãos responsáveis. Mas nem tudo está perdido! Se você continuou com a gente neste post até o fim, temos certeza que agora você já sabe do problemão que a sua máscara pode causar, quando não jogada fora de maneira correta.
Referências:
Oliveira, Kaynã.“Poluição pelo descarte incorreto de máscaras pode causar impacto nos oceanos” disponível em<ecodebate.com.br/2020/09/01/poluicao-pelo-descarte-incorreto-de-mascaras-pode-causar-impacto-nos-oceanos> 15 de abril,2022.
Souza, Marina.“Como a máscara descartável pode impactar o meio ambiente”disponível em<brasildefato.com.br/2020/09/01/como-a-mascara-descartavel-pode-impactar-o-meio-ambiente>15 de abril,2022.
Menos Um Lixo. “Máscaras e o descarte correto”disponível em<menos1lixo.com.br/posts/mascaras-e-o-descarte-correto> 15 de abril,2022
Fernandes, Priscila. “Professora orienta como usar e fazer o descarte correto de máscaras - Governo do Piauí” disponível em<pi.gov.br/noticias/professora-orienta-como-usar-e-fazer-o-descarte-correto-de-mascaras> 15 de abril,2022
Comentários
Postar um comentário