Pular para o conteúdo principal

Treta na área: Máscaras x Meio ambiente, quem você acha que ganha?

 Você sabia que o COVID-19, além de causar uma pandemia mal amada, também impactou o meio ambiente? É isso mesmo, além dos seres humanos, a biodiversidade também foi prejudicada.Então role para baixo pra entender mais!

Depois de dois anos com o assunto pandemia em alta na mídia, a maioria das pessoas reviram os olhos apenas por ler essa palavra mais uma vez, para variar, mas apesar do seu impacto econômico, sanitário e a forma como ela, junto com a quarentena, mudou a sua vida, você provavelmente não pensou sobre como essa crise afetou o Brasil em relação a biodiversidade. Bom, a Climateasy refletiu sobre o assunto, assim trouxemos uma breve explicação sobre os impactos das máscaras como meio de poluição.      

As famosas máscaras descartáveis que os brasileiros usam em grande quantidade gera o aumento do acúmulo de lixo, nesse caso chama-se lixo hospitalar, na qual ele passa por desinfecção e depois é separado para reciclar ou colocar fogo(incineração), porém esse método possui um custo alto. Logo, fora dos hospitais, a população geral não tem acesso a pontos de entrega, muito menos informação sobre a destinação correta. Além disso, metade das cidades brasileiras não possuem aterros sanitários (lugar planejado para receber lixo de maneira que não prejudique o meio ambiente através de tratamentos no solo) como o ideal, os resíduos são mantidos à deriva em lixões, expondo o ambiente e os moradores das redondezas ao risco de contaminação.    

Aterro sanitário. Imagem da Toda Matéria

A  falta de comunicação faz com que o material seja descartado de maneira incorreta, como esgotos,ruas ou lixos abertos, possibilitando que garis e coletores sejam os primeiros a se infectar com o vírus presente nas máscaras, e depois de tudo isso, elas ainda alcançam o oceano. O objeto prejudica o meio ambiente ao decorrer do tempo de degradação, porque as máscaras são feitas de plástico, levando cerca de 400 anos para se decompor, então é muito comum os animais ingerirem elas, ocasionado a morte dos mesmos por não terem capacidade para digeri-las.       

Uma gaivota carrega uma máscara no bico. Imagem por Retrus 

Mas como eu posso jogar minha máscara fora, sem causar um efeito dominó desastroso?

Simples! Como falamos no Instagram (como assim você ainda não viu?), para descartar a sua máscara descartável, basta:

dobrar a máscara no meio;

Fazer um rolinho com ela;

Cortar os elásticos e amarrar ao redor da máscara;

E por fim: Colocar em um saco separado, amarrá-lo BEM forte e jogar dentro do lixo orgânico.

Vale lembrar que, enquanto usarmos a famosa máscara descartável, ainda estaremos impactando o meio ambiente, já que ela é feita de plástico. Por isso uma solução bem simples seria utilizar máscaras de pano, já que são reutilizáveis e podem ser lavadas(sem contar que são bem mais estilosas).

Mulher usando uma máscara. Imagem por R7

Portanto, a pandemia, com ajuda do seu principal auxílio de combate ao COVID-19, as máscaras, também repercutiu na natureza a ampliação da fabricação de lixo, poluição da flora nativa com microplásticos e óbito de animais. Refletindo sobre esses fatos, pode-se observar que os problemas ambientais estão ligados com problemáticas econômicas do país, já que a forma de tratamento do lixo hospitalar é privatizada(não pertencem ao governo) e extremamente cara em comparação aos nações estrangeiras, por outro lado, apenas 50% dos municípios dispõem  da capacidade de destinar o fim dos dejetos por meio padrão, os aterros sanitários. Além disso, muitos não possuem consciência desse problema e se mantém ignorantes pela falta de informação por parte dos órgãos responsáveis. Mas nem tudo está perdido! Se você continuou com a gente neste post até o fim, temos certeza que agora você já sabe do problemão que a sua máscara pode causar, quando não jogada fora de maneira correta.

Por Gabriela Pitameia



Referências: 


Oliveira, Kaynã.“Poluição pelo descarte incorreto de máscaras pode causar impacto nos oceanos” disponível em<ecodebate.com.br/2020/09/01/poluicao-pelo-descarte-incorreto-de-mascaras-pode-causar-impacto-nos-oceanos> 15 de abril,2022.  


Souza, Marina.“Como a máscara descartável pode impactar o meio ambiente”disponível em<brasildefato.com.br/2020/09/01/como-a-mascara-descartavel-pode-impactar-o-meio-ambiente>15 de abril,2022.  


Menos Um Lixo. “Máscaras e o descarte correto”disponível em<menos1lixo.com.br/posts/mascaras-e-o-descarte-correto> 15 de abril,2022  


Fernandes, Priscila. “Professora orienta como usar e fazer o descarte correto de máscaras - Governo do Piauí” disponível em<pi.gov.br/noticias/professora-orienta-como-usar-e-fazer-o-descarte-correto-de-mascaras> 15 de abril,2022 

  




 











 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Objetivos sustentáveis: mudança e esperança.

  É comum que em situações da vida pensar em apenas resolver nossos próprios problemas e os outros que se virem! Mas já pensou se países, ao resolver discussões internacionais, pensassem assim? E afinal, se o problema é global, qual o meu envolvimento nisso?  Quando ouvimos falar sobre aquecimento global, as mudanças climáticas e seus efeitos, não é difícil visualizar e ter  ideias- até muito propagadas nos filmes- de que estamos cada dia mais próximos de um futuro catastrófico. Prédios caindo, meteoros, confusão generalizada. Uma visão tão desesperadora e urgente, que não há mais tempo pra fazer nada! Por mais que possam haver boas intenções nesse exagero, e que talvez sim, devemos nos desesperar um pouco para poder agir, pensar nos dilemas globais dessa forma, talvez afaste a população de um entendimento sadio e pleno dos atuais e futuros problemas, somos tão direcionados a pensar que o meio ambiente é algo distante, que não assumimos e talvez nem vemos que temos um p

A Voz de Chico Mendes

  Aclamado pelo exterior e desvalorizado no Brasil, conheça o legado que Chico Mendes deixou para a luta contra a injustiça ambiental.   “Chico Onde houver uma vida Sua voz será ouvida Como força de oração Do amor pela terra Que não se encerra num coração Sou mais um nessa guerra Quebrando a serra da devastação”  Louvor a Chico Mendes - Simone   O trecho acima foi retirado da música Louvor a Chico Mendes da artista Simone, a canção foi composta em 1989, ano após o assassinato do ativista, mas você sabe quem foi essa pessoa tão notável no cenário ambiental brasileiro ?  Francisco Alves Mendes Filho, ou Chico Mendes, foi um líder seringueiro, sindicalista e ativista político nascido em Xapuri, cidade do Acre. Dedicou-se a favor dos moradores da sua região, que majoritariamente trabalhavam extraindo látex das árvores seringueiras e dependiam da preservação da floresta amazônica para viver. No ano de sua morte ele ganhou o Global 500, prêmio criado pela ONU para honrar personalidades que c

El Nino, La Ninã e a bagunça climática

    Seu professor de Geografia com certeza já tentou te ensinar isso, mas você realmente sabe como El Ninõ  e la Ninã afetam a sua vida diária além do conteúdo da sua prova? A ClimatEasy está disposta a te explicar de maneira simples.   Primeiramente, é preciso saber que El Ninõ e La Ninã são fenômenos climáticos , atividades que acontecem na atmosfera igual a chuva, ciclone, tornado e efeito estufa. No nosso cotidiano chamamos essas ações naturais de tempo , quando os mesmos fenômenos ocorrem repetidamente o denominamos de clima. Logo, quando nos referimos a tempo falamos “Está chovendo” e quando mencionamos o clima dizemos “Aquela cidade é quente”, porque na suposta cidade ao longo de 10 a 30 anos houve o padrão de altas temperaturas.    Imagem de Beduka                             La Ninã   La Ninã, responsável por invernos rigorosos e secos ao redor do mundo, ela é considerada uma mudança ou anomalia climática, chega em um intervalo de dois a sete anos e bagunça toda padronag