Por que gostamos daquela sensação de ir ao shopping e sair com aquele montão de compras nas mãos? Ou por que compramos algo que depois percebemos nem ser tão daora assim? Se você já se sentiu assim, continue lendo e entenda a razão de sermos consumistas!
Há muito tempo o consumismo tem sido propagado como padrão de vida. É difícil dizer nossas ações, e decisões de compras não são estimuladas pelos meios beneficiados com as vendas. As novas formas de comunicação aproximam as empresas do seu público alvo, por isso mais do que nunca é necessário ficarmos conscientes de como somos afetados pelas influências midiáticas.
Vivemos em uma geração que mais do que outras, convive diariamente por meios digitais e quase exclusivamente comunica-se e interage apenas pela ‘internet’. Por isso, temos sido bombardeados constantemente por várias categorias de anúncios diferentes. Roupas que você nunca usaria se não estivesse na moda, aparelhos quase mágicos para realizar atividades cotidianas, e um mundo de coisas disponíveis aparecem diariamente em qualquer lugar da ‘internet’que você estiver. Tentamos até ignorar, abafar esse desejo, mas o produto te persegue, aparece em outras redes, com diferentes tipos de promoções, créditos e descontos. Aquilo que você tanto queria passa a ser considerado modelo de estética, todo mundo tem, além da vontade, começa a surgir uma pressão para fazer parte do grupo das pessoas que já possuem aquilo. Então você decide quebrar o porquinho e comprar, mas em um curto período a moda mudou, aquilo quase não foi utilizado e já não tem sentido mais, o material é descartado praticamente sem uso, e você tem outros desejos, e mais uma dívida acumulada. E esse comportamento se repete frequentemente. Você já viu ou viveu algo assim? Tem em casa algum bem que você percebe hoje como um gasto desnecessário? Relaxe, posso te dizer que isso infelizmente é muito comum, e saiba que o problema não começa exatamente em você, além disso, também tem solução!
De onde vem o consumismo?
O Mundo a partir do século xix passa por bastantes modificações, mas com certeza a principal delas foi a revolução industrial, que permitiu a mecanização de processos nas grandes indústrias, e como consequência das técnicas manuais substituídas por maquinários, existiu um aumento de produção e de possibilidade de um maior volume de produtos fabricados, entretanto, do que iria adiantar poder produzir muita mercadoria, mas não ter mercado consumidor?
Foi necessário então que se criasse uma noção coletiva de que comprar faz parte do instinto humano, onde as conquistas materiais se sobrepuseram a quaisquer outros valores.
As divisões sociais, competições e comparações, baseadas em quantidades de posses, que antes era briga apenas de ricos, acabou se popularizando e sendo comum na vida da população geral.
Ao aumentar a acessibilidade de compra (crédito e melhorias na renda) e proximidade com o mercado (frete e anúncios), essa simplificação nas relações de compra, deixou muito mais fácil que a população aceitasse esse estilo de vida. É aí que entra a importância da publicidade e do ‘marketing’, pois são os pilares desse sistema. É simples entender, são eles que ditam as modas estabelecidas e divulgam incansavelmente isso, até aquilo ser normalizado. Por estarmos em contato direto e até precoce com as produções da mídia, nosso comportamento é criado desde cedo pelas doutrinas de um pensamento consumista. Ficamos insatisfeitos com aquilo que temos e desejamos ter mais desde muito cedo. E por ser tão habitual, geralmente não temos senso crítico sobre aquilo que absorvemos pelos meios de comunicação, suas mensagens, seus criadores e intenções, muito menos pensamos sobre os efeitos do nosso consumo.
Mas porque o consumo é tão maléfico?
O consumo, é algo praticamente natural na vivência humana, como a busca por recursos para a sobrevivência. Dessa forma, os gastos denominados“ consumo”, em síntese, são todos aqueles considerados, necessidades.
Se torna um problema generalizado quando os padrões desses comportamentos ficam exagerados. Ao nível global, o consumismo é um comportamento perigoso ao ponto de exceder aquilo que à terra tem de recurso. Se o mundo tivesse o mesmo padrão de consumo do Brasil, por exemplo, seriam necessários 1,6 planetas por ano, para suprir toda a demanda de consumo do estilo de vida que levamos. Isso significa que negativo para o nosso planeta, são as práticas consumistas geralmente ligadas aos excessos, a compras impulsivas e geralmente desnecessárias, como também está relacionado ao consumo para 'status' social e para satisfação pessoal em bens materiais. Além de que, o consumismo molda os formatos de mercado que para terem vantagem nesse sistema criam dispositivos com uma duração menor do que o esperado, e resulta então em um acúmulo crescente de lixo. O consumo, se moderado e consciente, gostando ou não, é a base de funcionamento do sistema de mercado que funciona hoje.
Como o consumismo pode te afetar:
Tem se como resultado uma sociedade que negligência valores importantes para convivência, uma comunidade de pensamentos materialistas, disputas sem sentido e comparações que interferem diretamente no convívio social e nas próprias percepções do indivíduo, sobre si mesmo e o mundo.
Há também aqueles que acabam dependendo do consumo, por acreditarem que essa é a única forma genuína de encontrar felicidade, e caso não tenha condições financeiras necessárias para arcar com o padrão de vida estabelecido, irão se endividar profundamente para conseguir esse prazer ou ser aceito, até para se sobrepor a outros, entretanto nem ao alcançar consegue se sentir preenchido. Em seguido estimulado pelas propagandas, é pressionado por não seguir os altos padrões de consumo, repete o ciclo e continua esse comportamento. Assim como a história que contei no começo do post. De forma geral, isto significa que nem sempre o consumidor é beneficiado em suas compras. Seja pela irracionalidade nas suas decisões ou pela projeção diminuída de tempo de duração do produto, ou pelo impacto na sua saúde mental.
Por último, mas não menos importante, o consumismo também afeta intensamente o planeta, na retirada de recursos naturais, no seu transporte e também no processo de produção. O que gera, destruição de ecossistemas, poluição em níveis absurdos, degradação ambiental e intensificação de problemáticas ambientais, como as mudanças climáticas.
Como evitar e diminuir o consumismo?
Com um consumo mais consciente. É começar a refletir criticamente sobre aquilo que você consome. E em especial fugir da agonia e do imediatismo, compre pensando nos valores, nas informações, em geral, compre pensando no futuro. Então se você sempre quis fazer algo pelo nosso planeta, imagino que se está lendo esse texto é porque já deu seu primeiro passo que é , buscar informação. Mas se quiser ir mais além saiba que o consumismo é algo que interfere diretamente nas nossas escolhas individuais, e nossos consumos interferem bastante no funcionamento do nosso planeta. Para te mostrar que não é difícil abandonar o consumismo desenfreado, aqui está alguns questionamentos e dicas para refletir antes de sua próxima compra e levar para vida:
Onde e como isso vai estar daqui a alguns anos?
Esse produto/ serviço é adequado às minhas necessidades? Eu realmente preciso disto?
Como esse produto é fabricado? E qual o impacto da produção na sociedade e no meio ambiente?
A forma de produção desse produto vai contra algum de meus valores pessoais?
Tente reutilizar
Use o crédito conscientemente - reflita bastante se aquela compra é realmente viável.
Cobre mudanças de comportamento dos políticos.
Compartilhe os ideais do consumo consciente. E o nosso post!
Estamos cada dia mais dependentes das redes e dos meios de comunicação, e com o estreitamento do relacionamento com as empresas, não podemos simplesmente aceitar tudo que tem sido oferecido constantemente. Evitar o consumismo, é primeiro pensar no seu futuro,e no coletivo. Vamos começar a concretizar aquilo que desejamos para nosso planeta e fazer valer nossas convicções!
Por Mikely Souza
Referências:
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