Pular para o conteúdo principal

Como Qualquer Um Pode Ajudar o Planeta

 Que a situação no meio ambiente e no mundo tá ficando mais complicada que nossa vida, não é novidade para ninguém, não é mesmo? Mas você sabia que é possível ajudar o planeta de forma simples, sem gastar rios de dinheiro e tempo que a gente não possui? Clique e entenda como!

Isso mesmo, você não leu errado, nem tudo está perdido. Embora alguns cientistas acreditem que chegamos a um nível irreversível no meio ambiente, ou seja, que acabamos com tudo e não há mais volta, ainda existem os otimistas que garatem o contrário, que há sim maneiras de frear o aquecimento global e recuperar os danos agravados por nós, queridos seres humanos. 

Geralmente quando falamos do meio ambiente e como é possível ajudar ele, as pessoas logo pensam "Ih, lá vem o hipster"ou "Ah, você tá falando de sermos como aquela tal de Greta Thumberg?", quando na verdade, cooperar com o mundo em que a gente vive, não é sobre fazer algo radical, extremo ou notório, nada de se vestir como os anos 60 e se prender em árvores para que elas não sejam cortadas (ao menos que você queira, claro), mas sim sobre atitudes que embora sejam simples, são eficazes.

Então vamos lá aprender algumas coisas que possamos fazer?!


-Reduzir, Reutilizar e Reciclar: Quando passamos a pensar melhor sobre o que precisamos comprar ou comer, quando reutilizamos o que já temos em mãos ou quando reciclamos o que não há mais utilidade, economizamos dinheiro(já que se não fosse por isso teriamos de comprar tudo de novo), evitamos que aquele material tenha de ser extraído de novo da natureza e assim dimunuímos a nossa emissão. Ao reciclar aquela caixa de bombom, você vai estar reduzindo a poluição do ar em 73% e a poluição da água em 35%. Ou se você reusar aquele vidro do molho de tomate como um copinho super elegante, vai estar diminuindo em 80% a extração (que seria necessária para produzir outro dele) e em 20% a poluição do ar.

-Não jogando lixo no chão: coisa óbvia que todo mundo escuta e que é super verdade. Ao jogar um papelzinho simples e bobo no chão, você contribui para que a cidade seja mais suja (com mais ratos, baratas, escorpiões e transmissão de doenças), com o entupimento dos bueiros (que é a principal causa dos alagamentos, de acordo com o IBGE), com a poluição dos rios (já que é pra lá que o seu papelzinho é levado), e consequentemente com o aquecimento global.

-Se voluntariando: Participar de projetos voluntários é uma ótima maneira de se engajar em diversas causas, pois através do voluntariado, você aprende mais na prática sobre o meio ambiente, como ele funciona, quais soluções podem ser adotadas, sem contar que é uma ótima maneira de trocar ideias com diferentes pessoas. Qualquer pessoa acima de 12 anos, pode participar como voluntário no Brasil, e no Instagram é possível encontrar diversar ongs(organização não governamental) que estão precisando da sua ajuda, seja online com edição de vídeo, campanhas, tik tok, seja presencial, com limpezas do mar, da cidade, com resgate a animais abandonados, com palestras, etc. Como é o caso do Greenpeace, Tugi São Paulo, Fridays For Future Brasil, e é claro, o ClimatEasy.

-Plantando sua própria comida: Não é nem preciso morar na roça para plantar sua batata, seu alface, cenoura, etc. Qualquer pessoa pode ter a sua própria plantação, mesmo que more num apartamento ou numa casa pequena sem quintal ainda é possível cultivar diversas coisas, como tomate e hortelã, em pouco espaço. Através dessa "pequena agricultura", você estará economizando com as compras de verduras, frutas e legumes (que cada vez mais têm seus preços aumentados), beneficiará sua saúde (tanto mental, quanto física) com o consumo de produtos orgânicos(sem agrotóxico) e também estará ajudando a diminuir o impacto ambiental causado pela agricultura, que é responsável por aproximadamente 1/4 da emissão dos gases do efeito estufa no mundo todo. 

"Então quer dizer que minha vó tava ajudando o meio ambiente esse tempo todo?" É, digamos que sim!

-Aprendendo mais:isso não significa que você tenha de ficar horas e horas com a cara nos livros pra entender o que tá rolando mundo afora, mas assistir vídeos de especialistas, palestras, reportagens e ler algumas notícias já te faz uma pessoa com mais conhecimento. Ter acesso a informação é muito importante, porque assim quando um projeto for elaborado na sua cidade ou país você terá consciência do quanto isso impactará sua vida, assim como na hora de votar em um candidato, você saberá se as propostas dele irão prejudicar ou não o meio ambiente, e consequentemente a sua comunidade.

-Sendo um ativista: caso você já faz tudo o que foi dito anteriormente e se sente que gostaria de fazer ainda mais, então que tal ser um(a) ativista? Se você tem boas ideias e gostaria de colocá-las em prática, então não fique só no pensamento, como também aja! Seja curioso por entender mais sobre os problemas ao seu redor e pense "o que pode ser feito para mudar?" Independente da idade, condição financeira, números de seguidores no Instagram, etc, todos podem ser militantes de uma causa e se motivarem a fazer uma mudança que muitas vezes não vem do poder público, mas sim do povo. Existem muitos ativistas além da famosa Greta, pessoas como o Bruno Santos, Paula BonazziRene Silva e Clover Hogan.



Viu como não é tão difícil fazer a diferença? Cada ação que fazemos, já traz um impacto positivo que quando adotada em conjunto, se mostra ser maior do que imaginávamos! Lembrando que, pra fazer isso nem sempre é necessário agir de maneira grandiosa ou excessivamente díficil. 

Essa Terra, nossa casa, está nos chamando para sermos persistentes, para nos lembrar que todos estamos nessa- mulheres, homens, pessoas de todos os gêneros, todos os seres. Nós somos a força vital, uma Terra, uma chance. Vamos aproveitar essa oportunidade.

-Katherine Wilkinson, uma escritora e ambientalista norte-americana.

                                                    

                                                      Por Nicole Luna 

                                        Referências:

https://apnews.com/article/food-climate-problem-does-not-veganism-ed1ae1cd85cca04d1e4442909ef13fdc

https://www.conserve-energy-future.com/how-recycling-help-reduce-pollution.php

https://www.unh.edu/healthyunh/blog/nutrition/2018/05/5-reasons-grow-your-own-food

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Objetivos sustentáveis: mudança e esperança.

  É comum que em situações da vida pensar em apenas resolver nossos próprios problemas e os outros que se virem! Mas já pensou se países, ao resolver discussões internacionais, pensassem assim? E afinal, se o problema é global, qual o meu envolvimento nisso?  Quando ouvimos falar sobre aquecimento global, as mudanças climáticas e seus efeitos, não é difícil visualizar e ter  ideias- até muito propagadas nos filmes- de que estamos cada dia mais próximos de um futuro catastrófico. Prédios caindo, meteoros, confusão generalizada. Uma visão tão desesperadora e urgente, que não há mais tempo pra fazer nada! Por mais que possam haver boas intenções nesse exagero, e que talvez sim, devemos nos desesperar um pouco para poder agir, pensar nos dilemas globais dessa forma, talvez afaste a população de um entendimento sadio e pleno dos atuais e futuros problemas, somos tão direcionados a pensar que o meio ambiente é algo distante, que não assumimos e talvez nem vemos que temos um p

A Voz de Chico Mendes

  Aclamado pelo exterior e desvalorizado no Brasil, conheça o legado que Chico Mendes deixou para a luta contra a injustiça ambiental.   “Chico Onde houver uma vida Sua voz será ouvida Como força de oração Do amor pela terra Que não se encerra num coração Sou mais um nessa guerra Quebrando a serra da devastação”  Louvor a Chico Mendes - Simone   O trecho acima foi retirado da música Louvor a Chico Mendes da artista Simone, a canção foi composta em 1989, ano após o assassinato do ativista, mas você sabe quem foi essa pessoa tão notável no cenário ambiental brasileiro ?  Francisco Alves Mendes Filho, ou Chico Mendes, foi um líder seringueiro, sindicalista e ativista político nascido em Xapuri, cidade do Acre. Dedicou-se a favor dos moradores da sua região, que majoritariamente trabalhavam extraindo látex das árvores seringueiras e dependiam da preservação da floresta amazônica para viver. No ano de sua morte ele ganhou o Global 500, prêmio criado pela ONU para honrar personalidades que c

El Nino, La Ninã e a bagunça climática

    Seu professor de Geografia com certeza já tentou te ensinar isso, mas você realmente sabe como El Ninõ  e la Ninã afetam a sua vida diária além do conteúdo da sua prova? A ClimatEasy está disposta a te explicar de maneira simples.   Primeiramente, é preciso saber que El Ninõ e La Ninã são fenômenos climáticos , atividades que acontecem na atmosfera igual a chuva, ciclone, tornado e efeito estufa. No nosso cotidiano chamamos essas ações naturais de tempo , quando os mesmos fenômenos ocorrem repetidamente o denominamos de clima. Logo, quando nos referimos a tempo falamos “Está chovendo” e quando mencionamos o clima dizemos “Aquela cidade é quente”, porque na suposta cidade ao longo de 10 a 30 anos houve o padrão de altas temperaturas.    Imagem de Beduka                             La Ninã   La Ninã, responsável por invernos rigorosos e secos ao redor do mundo, ela é considerada uma mudança ou anomalia climática, chega em um intervalo de dois a sete anos e bagunça toda padronag