Pular para o conteúdo principal

Agricultura na Sibéria será possível graças ao aquecimento global! Entenda como

 Você sabia que atualmente, até países congelantes como a Rússia têm um baita potencial do plantio de soja? Mas o que o aquecimento global tem com isso? E a camada de ozônio? Continue lendo e descubra!

Fonte: Grupo Quality Brasil


Cada país tem o seu potencial, seja agrícola, militar, tecnológico, etc. E cada potencial agrícola se diferencia em alguma cultura(tipo vegetal) específica. Por exemplo, em países frios como o Canadá, França e Itália, é muito comum o plantio de maçã e uva, já em regiões com clima mais quente a banana e a cana-de-açúcar é que dominam. Assim eram as coisas naturalmente, porém com o avanço da biotecnologia, modificações genéticas vêm sendo feitas de modo que diferentes espécies vegetais se adaptam em lugares que antes não era possível. 

Ok ok, você deve estar se perguntando " e aonde que a Rússia e o aquecimento global entram nessa história?"

Vamos lá!

A Rússia é o maior país do mundo (em território), localizada no leste europeu e que possui clima temperado (igual ao do Canadá, Alemanha e dos EUA). Pelas baixíssimas temperaturas, diversas culturas não se davam muito bem, e por isso não resistiam ao rigoroso inverno russo, entre elas a soja, frutas cítricas, algodão, etc. Logo, essas espécies só se adaptariam à dinâmica local caso sofressem uma modificação genética que tornasse isso possível, ou caso uma mudança drástica no clima acontecesse. Epa, e não é que essa última opção aconteceu?


Milagre ou não, chame do que você quiser, mas cientificamente esse fenômeno foi chamado de aquecimento global (se você tá perdido, relaxa que tem um post explicando tudinho!).Graças a ele, que hoje o plantio de soja na Rússia é possível. De acordo com o jornal britânico The Gardian, o país eslavo vem se aquecendo 2,5 vezes mais rápido do que o normal, comprovando o quão vunerável ele é ao aquecimento global.

 Se as temperaturas subirem acima de 10°C, outros tipos de soja podem crescer.

-Margarita Fadeyeva, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Agrícola Chuvashia disse à Revista Bloomberg em 2020.

Isso parece ser algo muito bom para o país, não é mesmo? E realmente é um avanço e tanto para a economia russa, na qual ao longo dos anos têm registrado um aumento de 30% no cultivo de grãos e tem investido aproximadamente US$ 4,3 bilhões na agricultura. Contudo, em relação ao aquecimento global, suas consequências são tenebrosas tanto para a Rússia, quanto para o resto do globo, já que causa também fortes secas em diversas nações, como o Uruguai, Nova Zelândia, Vietnã, etc. Assim como diversas enchentes e incêndios florestais que foram responsáveis pela perca de US$31,7 milhões dos agricultores russos. Segundo a ONU, o aquecimento global é responsável pelo aumento da seguraça alimentar o mundo todo!

Beleza, até agora eu entendi, mas e a camada de ozônio muda no quê?

 Bem, você sabe o que é essa camada? Caso não, vamos lá.

A camada de ozônio basicamente é formada pela abundância do gás Ozônio na estratosfera(a segunda camada mais próxima da Terra). Gás esse, que é responsável pela absorção de 99% da radiação ultravioleta solar, impedindo com que o planeta tenha uma incidência solar absurdamente alta. Se não fosse por essa camada, viver dentro do nosso planeta seria praticamente impossível.

Fonte: Mundo Educação

   E é aí que o aquecimento global entra em jogo!

 Graças a maior emissão de gases do efeito estufa, como o gás carbônico, metano e principalmente o CFC e o brometo de metila, as temperaturas da Terra passaram a aumentar, como já falamos nesse post aqui. Porém, além disso, a maior concentração desses gases também levou a destruição da camada de ozônio. Logo assim, quanto maior a emissão desses gases, maior a temperatura e menor a camada de ozônio. E quanto menor for essa camada, mais incidência solar teremos. 


 Consequências da destruição da Camada De Ozônio:

-Maior ocorrência de casos de catarata, câncer de pele (nos humanos) e ocular(no gado);

-Diminuição da defesa imunológica (seres humanos);

-Redução da produtividade agrícola;

-Intensificação da poluição atmosférica (smog fotoquímico).

-Danificação das algas marinhas;

-e alterações profundas na cadeia alimentar dos oceanos.

Fonte: Nasa
Se o aquecimento global for acentuado, num futuro próximo as fronteiras agricólas poderão ultrapassar os limites do gelo e chegar até os extremos da Sibéria! Contudo, se chegarmos a esse ponto, muito possivelmente que a produção ao redor do mundo inteiro(incluindo a própria Rússia) será gravemente afetada, e com isso a fome no mundo tomará proporções jamais vista anteriormente. E sim, isso afetará e muito na nossa vida, porque se agora já reclamamos que os preços da comida estão elevados, com a redução do ozônio na camada e o aumento dos termômetros, a tendência é que paguemos cada vez mais caro para nos alimentarmos!

Fonte: Sticker.Ly

                                                   Por Nicole Luna
                                          Referências:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Objetivos sustentáveis: mudança e esperança.

  É comum que em situações da vida pensar em apenas resolver nossos próprios problemas e os outros que se virem! Mas já pensou se países, ao resolver discussões internacionais, pensassem assim? E afinal, se o problema é global, qual o meu envolvimento nisso?  Quando ouvimos falar sobre aquecimento global, as mudanças climáticas e seus efeitos, não é difícil visualizar e ter  ideias- até muito propagadas nos filmes- de que estamos cada dia mais próximos de um futuro catastrófico. Prédios caindo, meteoros, confusão generalizada. Uma visão tão desesperadora e urgente, que não há mais tempo pra fazer nada! Por mais que possam haver boas intenções nesse exagero, e que talvez sim, devemos nos desesperar um pouco para poder agir, pensar nos dilemas globais dessa forma, talvez afaste a população de um entendimento sadio e pleno dos atuais e futuros problemas, somos tão direcionados a pensar que o meio ambiente é algo distante, que não assumimos e talvez nem vemos que temos um p

A Voz de Chico Mendes

  Aclamado pelo exterior e desvalorizado no Brasil, conheça o legado que Chico Mendes deixou para a luta contra a injustiça ambiental.   “Chico Onde houver uma vida Sua voz será ouvida Como força de oração Do amor pela terra Que não se encerra num coração Sou mais um nessa guerra Quebrando a serra da devastação”  Louvor a Chico Mendes - Simone   O trecho acima foi retirado da música Louvor a Chico Mendes da artista Simone, a canção foi composta em 1989, ano após o assassinato do ativista, mas você sabe quem foi essa pessoa tão notável no cenário ambiental brasileiro ?  Francisco Alves Mendes Filho, ou Chico Mendes, foi um líder seringueiro, sindicalista e ativista político nascido em Xapuri, cidade do Acre. Dedicou-se a favor dos moradores da sua região, que majoritariamente trabalhavam extraindo látex das árvores seringueiras e dependiam da preservação da floresta amazônica para viver. No ano de sua morte ele ganhou o Global 500, prêmio criado pela ONU para honrar personalidades que c

El Nino, La Ninã e a bagunça climática

    Seu professor de Geografia com certeza já tentou te ensinar isso, mas você realmente sabe como El Ninõ  e la Ninã afetam a sua vida diária além do conteúdo da sua prova? A ClimatEasy está disposta a te explicar de maneira simples.   Primeiramente, é preciso saber que El Ninõ e La Ninã são fenômenos climáticos , atividades que acontecem na atmosfera igual a chuva, ciclone, tornado e efeito estufa. No nosso cotidiano chamamos essas ações naturais de tempo , quando os mesmos fenômenos ocorrem repetidamente o denominamos de clima. Logo, quando nos referimos a tempo falamos “Está chovendo” e quando mencionamos o clima dizemos “Aquela cidade é quente”, porque na suposta cidade ao longo de 10 a 30 anos houve o padrão de altas temperaturas.    Imagem de Beduka                             La Ninã   La Ninã, responsável por invernos rigorosos e secos ao redor do mundo, ela é considerada uma mudança ou anomalia climática, chega em um intervalo de dois a sete anos e bagunça toda padronag